Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Textos » Uma rádio com a memória do Guadalupe

Textos

Uma rádio com a memória do Guadalupe

Já imaginou ouvir suas próprias músicas numa rádio chamada AMNÉSIA FM 88,5? É isso que está acontecendo com os mestres e griôs do Ponto de Cultura Núcleo de Memória Coco de Umbigada: Mãe Lúcia de Oyá, Seu Zeca do Rolete, Mestre Pombo Roxo, Índio Matinho, Beth de Oxum, Coco de Umbigada, Coco de Umbigadinha, Coco de Mazuca, de Caruaru e outros grupos de cultura popular. Todos eles gravaram suas músicas no estúdio da ilha de edição do kit multimídia, doado pelo Ministério da Cultura, que agora já tem a memória do coco e suas vertentes pernambucanas. Resultado: nossos mestres estão cantando para a comunidade do Guadalupe, ao lado de Seu Jorge, Otto, Cartola, Nação Zumbi, Bob Marley, Mutantes e muitos outros.


A iniciativa foi de Beth de Oxum - coordenadora do ponto de presença Gsac/Governo Eletrônico do Ministério das Comunicações, através da Rede Mocambos - quando articulou com a equipe do Gsac uma oficina de Tecnologia da Informação, em janeiro, com foco na implantação de uma rádio comunitária e gravação de cds. A oficina capacitou alguns jovens multiplicadores do Coco de Umbigada, que juntamente com a equipe do Gsac, botou todo mundo pra cantar e gravar o registro da memória musical de boa parte dos mestres e griôs dos Pontos de Cultura de Pernambuco. A rádio trouxe o acervo, agora só falta a bolacha e a finalização deste material em cd para a distribuição na sambada de coco de junho – em comemoração aos festejos juninos e ao aniversário de 10 anos da sambada. O próximo passo? Uma pausa para pensar e pautar discussões sobre o rádio nas oficinas realizadas no ponto com jovens multiplicadores e mestres griôs. Com que finalidade? Reinventar novos serviços e mercados culturais para os terreiros que estão gravando suas próprias músicas num estúdio dentro de sua própria casa.




Além da música, a programação da rádio AMNÉSIA FM 88,5 que circula por todo o Brasil legitimada pelo movimento de Rádio Livre, está sendo preparada através de uma Oficina de Conteúdos – em parceria com a Casa Brasil - que vai inspirar e transpirar identidade e desenvolvimento local sustentável. Em Olinda, vamos mostrar a importância cultural do bairro do Guadalupe e arredores do Sítio Histórico da cidade. E interagir convidando moradores para contar suas histórias, debater a história do rádio, a atualidade, o carnaval e o mercado cultural, a intolerância à religiosidade de matriz africana, a regionalização da comunicação, a mídia que queremos e assim por diante. Tudo isso, ao som de um rico acervo da cultura popular dos mestres dos terreiros de Olinda, Pernambuco e Brasil.




Ana Cláudia Vasconcelos – (81) 3439 6475/9109 6401 – email: aninadias@hotmail.com

(Assessora de Comunicação do Ponto de Cultura Coco de Umbigada)

Documentos anexados

Visualizações: 1.711
Gostou?! Então vote!
  • 0 pessoas votaram Sim
  • 0 pessoas votaram Não
Esse conteúdo foi criado por:
    Autorizado por:

    Ponto de Cultura Coco de Umbigada em 11.03.2008 às 13h19

    Direitos Autorais:
    Todos direitos reservados (Copyright) Todos direitos reservados
    Este Conteúdo faz parte dos canais:

    Este conteúdo tem 1 Comentários

    Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

    1. M.PAULINO comentou:
      em 04.06.2012 às 17:31

      M.PAULINO. Cantor e compositor Pernambucano,
      Forrozeiro dos bons. É o criador do ?PERNAMBUXÉ?;
      VEJA NOS SITES: PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL:
      http://www.nacaocultural.pe.gov.br/mpaulinocantor
      PALCO PRINCIPAL: http://palcoprincipal.sapo.pt/m..._paulino
      YOUTUBE: http://www.youtube.com/user/CANTORMPAULINO
      NO MY SPACE: http://www.myspace.com/mpaulinocantor
      NO PALCOMP3: www.mpaulino.palcomp3.com.br
      IRACEMA: http://www.youtube.com/watch?v=XDiqIPOS6_w
      VIVA PERNAMBUCO: http://www.youtube.com/watch?v=yPufSpUPsaI

    Deixe um comentário








    Parceiros
    Cooperação
    Integração
    Realização
    Patrocínio

    Ir para o topo