Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Textos » Coletivo Terra em Cena circula com espetáculo social pelo DF

Textos

Coletivo Terra em Cena circula com espetáculo social pelo DF

 


Grupo teatral circula seu teatro político por Planaltina, Brazlândia, São Sebastião e Paranoá



Informar, formar e organizar: essa é a proposta do Coletivo Terra em Cena. Dentro de sua militância em comunidades rurais, acampamentos, assentamentos e comunidades quilombolas, o coletivo procura criar propostas educativas, para uma comunicação que rompa fronteiras e fale de questões sociais e políticas, através de ferramentas como o teatro e o vídeo popular.


Em seu mais novo projeto, intitulado Terra em Cena conta Coletivo Blusa Azul, o grupo se inspira em cenas teatrais de experiências de agitação e propaganda e teatro político do Coletivo Blusa Azul, atuante na década de 1920, em Moscou e no interior da União Soviética. As cenas informavam sobre a vida e os problemas da classe trabalhadora naquela época, na sua maioria analfabeta.


A pesquisa das formas estéticas e dramatúrgicas do Blusa Azul resultou na montagem de três cenas e circulação por escolas rurais e instituições de ensino superior. A ideia é criar um diálogo, de maneira poética e sensível, entre dois sistemas sociais periféricos: o russo, da segunda década do século XX, e o brasileiro da segunda década do século XXI. Os espetáculos vão circular de 26 de setembro a 03 de outubro, por espaços educacionais de Planaltina, Brazlândia, São Sebastião e Paranoá.




Terra em Cena
O coletivo Terra em Cena existe há oito anos com o intuito de formar multiplicadores na linguagem teatral e em audiovisual, a partir do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, do campus de Planaltina da Universidade de Brasília. O coletivo atua fomentando a criação de grupos de teatro e cineclubes em assentamentos e acampamentos da reforma agrária, bem como em comunidades quilombolas, colaborando com seus processos de organização social e cultural.


Blusa Azul


O Blusa Azul foi um grupo atuante na década de 1920, criado como um “jornal vivo”, por estudantes do Instituto de Jornalismo de Moscou em 1923. O Blusa Azul é um espetáculo de atualidade, nascido da Revolução Russa, sendo uma montagem de fatos políticos e de acontecimentos cotidianos, elaborada à luz de uma ideologia de classe: a do proletariado. Foi chamado de Blusa Azul porque era a cor do uniforme dos membros da trupe. O sucesso do Blusa Azul foi considerável, com diversas filiais pelo país, as trupes se espalharam, apresentando para milhares de pessoas em diversas regiões. Em 1928, os grupos moscovitas haviam se apresentado para 6.700.000 pessoas a partir de 13.200 espetáculos. E no restante da URSS apresentaram 6.315 espetáculos para 3.156.500 pessoas. O grupo também se espalhou para outros países, como Inglaterra, Estados Unidos, China, Letônia e Tchecoslováquia.


 


O projeto Terra em Cena conta Coletivo Blusa Azul tem fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Cultura, Governo do Distrito Federal.



SERVIÇO


Terra em Cena conta Coletivo Blusa Azul


Quando? 26 de setembro a 03 de outubro


Onde? Planaltina, Brazlândia, São Sebastião e Paranoá.


Quanto? Entrada Franca


Classificação: Livre




PROGRAMAÇÃO:


- 26 de Setembro (quarta-feira), às 11h, na Escola Parque Natureza (Brazlândia)


- 27 de Setembro (quinta-feira) às 18h, Centro Cultural da ADUNB / UnB Campus Darcy Ribeiro (Asa Norte)


- 01 de Outubro (segunda-feira), às 10h, na Escola Classe da Pedra Fundamental (Planaltina)

- 01 de Outubro (segunda-feira), às 16h30h, no Centro Educacional São Francisco (Chicão - São Sebastião)


- 03 de Outubro (quarta-feira), às 10h20, no Centro Educacional do PAD-DF (CEd PAD-DF - Paranoá)


- 03 de Outubro (quarta-feira), às 16h, no Instituto Federal de Brasília (Campus Planaltina)

Visualizações: 444
Gostou?! Então vote!
  • 0 pessoas votaram Sim
  • 0 pessoas votaram Não
Esse conteúdo foi criado e postado por:
Autorizado por:

Tear Audiovisual em 28.11.2018 às 15h21

Direitos Autorais:
Este Conteúdo faz parte dos canais:

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo