Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Textos » 2º Mostra Colaborativa

Textos

2º Mostra Colaborativa

Em 2012, na ocasião dos 512 anos do Brasil, celebramos a data com a I Mostra Colaborativa de Música levantando a questão: "O que falta ser descoberto?"

Descobrimos a música "Mestiço", de Moreno Morais, compondo a receita do feitiço brasileiro! Descobrimos ainda outros talentos e reafirmamos nosso compromisso de valorização da cultura, hoje "glocal". A aldeia já não é mais a mesma. Os espelhinhos e os índios também não.

Este ano a data da mostra é triplamente simbólica!

Primeiro, pela alusão à importância dos "descobrimentos" feita desde a sua concepção.

Segundo, porque esta data também ficou mundialmente conhecida como o Dia da Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra. Elaborado durante a Conferência Mundial dos Povos sobre Mudanças Climáticas e os Direitos da “PachaMama”, o documento sugerido por Evo Morales, primeiro presidente de origem indígena, contempla o direito à vida para todos os seres vivos, à regeneração da biodiversidade do planeta, à vida limpa, livre de contaminação e poluição, o direito à harmonia e ao equilíbrio entre todas as coisas. A divisão de responsabilidades para reconstruir nossa complicada relação com a natureza é o que vem unindo as pessoas ao redor do mundo de forma colaborativa.

Terceiro, porque este ano a Mostra Colaborativa irá acontecer em 21 de Abril, dia que prestamos homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um simples alferes (cargo militar semelhante ao de tenente) e que tinha esse apelido por também exercer o ofício de dentista. Agitador da Inconfidência Mineira, um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal, Tiradentes foi enforcado em 21 de abril de 1792. Teve seu corpo esquartejado para que as partes ficassem expostas ao público, de modo a desencorajar outras tentativas de rebelião. Seus membros foram espalhados pelo caminho que ligava o Rio de Janeiro à Minas Gerais. Sua cabeça foi exposta em Vila Rica. Tiradentes tornou-se mártir da Independência e da República e é considerado o primeiro herói brasileiro. A Independência do Brasil só foi proclamada em 1822.

Este ano, imbuído do espírito libertário, engajado e questionador, o Espaço Cultural 512 convida os artistas a responderem de maneira livre e poética:

“Qual é a questão?”


Com o objetivo de fomentar a criação e a produção artística, revelando talentos e trabalhos inéditos de compositores e intérpretes, serão premiadas as 3 composições que melhor apresentarem sua questão. Através de seu local de realização, esta mostra propõe a integração com outras artes e com os agentes de desenvolvimento da cultura local. Visa ainda estimular a convergência das inspirações e inquietações atuais, fomentando temas de valorização das responsabilidades éticas, ambientais e culturais da nova aldeia “Glocal“.

Baixe o link do EDITAL e preencha a FICHA de inscrição!
Visualizações: 1.471
Gostou?! Então vote!
  • 3 pessoas votaram Sim
  • 0 pessoas votaram Não

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo