Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » UFPE inaugura Centro de Energias Renováveis (PE)

Jornal iTEIA

20.12.2010 - 11h41

UFPE inaugura Centro de Energias Renováveis (PE)

Ascom UFPE - Jornal iTeia

A UFPE inaugura o Centro de Energias Renováveis (CER), nesta segunda-feira (20), às 11h, no Campus Recife. A cerimônia terá a presença do reitor Amaro Lins e do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. O CER, um dos mais importantes centros de energia renovável do País, concentrará as atividades nas áreas de energia solar e eólica, nas quais a UFPE ocupa posição de liderança em pesquisas.

O CER possui laboratórios, salas para professores, pesquisadores e estudantes, além de auditório. No local, será possível desenvolver pesquisas visando a novas tecnologias e formar mão de obra especializada. A instalação do Centro ainda poderá fomentar a vinda de empresas de alta tecnologia à Região.

O Centro será vinculado à Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e será formado por pesquisadores do Grupo de Fontes Alternativas de Energia (FAE)/Departamento de Energia Nuclear da UFPE e do Centro Brasileiro de Energia Eólica. O CER também contará com a participação de professores visitantes do Brasil e do exterior.

Os investimentos em edificação foram da ordem de R$ 2 milhões, oriundos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os investimentos em equipamentos, laboratórios e unidades de demonstração de turbinas eólicas e energia solar foram de aproximadamente R$ 5 milhões, nos últimos anos.

PESQUISAS – Nos últimos 20 anos, a UFPE liderou parte das pesquisas e projetos demonstrativos de fontes renováveis no País. A Universidade também promove a formação de mão de obra, a cooperação internacional e a interação com indústrias e empresas envolvidas no setor de energético.

Publicado por: João Paulo Seixas em 20.12.2010 às 11h58
Tags: ufpe, jornal iteia, pernambuco meio ambiente, energias renováveis
Canais: Meio Ambiente

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo