Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » Semana da Música de Arapiraca :

Jornal iTEIA

13.11.2011 - 22h37

Semana da Música de Arapiraca :

Programação de Oficinas e Selecionados da Cobertura Colaborativa

Dayane Teles

ampliar Christiano
Coletivo AfroCaeté

Entre os dias 16 e 19 de Novembro, será realizado na cidade de Arapiraca a semana da música. O evento é uma parceria que envolve o Coletivo Popfuzz, o ponto de cultura “Corredor da Cultura” e Secretaria de Cultura e Turismo de Arapiraca. O evento tem como objetivo comemorar o dia da música, que acontece no dia 22 de Novembro e tambem mostrar o que Arapiraca e Alagoas tem de melhor em termos musicais. Além de shows, o evento contará com oficinas direcionadas para o setor de música e para o público em geral.

O evento contará tambem com uma Cobertura Colaborativa, onde os comunicadores interessados (não necessariamente jornalistas) já selecionados irão elaborar materiais , com textos, vídeos, fotos, áudio.

Segue o nome dos selecionados e a área de atuação de cada um:



Nikolaus Andreas Nogueira de Oliveira - Fotografia

José Severino Giló - Fotografia e texto

Thaísa Brito - Fotografia

Jessica Jackeline da SIlva - Suporte

Silvia Cardoso de Oliveira - Fotografia e suporte

Cosme Rogério Ferreira - Texto



Programação de Oficinas

As oficinas irão acontecer durante todos os dias do evento, das 16 às 18 horas, com temas dos mais variados, e serão ministradas no “Centro de Apoio a Educação Integral”, que fica na Praça Luiz Pereira Lima ( Praça da Prefeitura ) . Para participar das oficinas, favor mandar um email para corredorcultura@yahoo.com.br com dados completos, oficina de interesse e no titulo do email colocar “OFICINAS SEMANA DA MÚSICA”. As inscrições vão até Terça-Feira dia 15/11.

Confira a programção das Oficinas :

16/11

Produção de Música Virtual



Marcos Cajueiro – Integrante do Coletivo Popfuzz, produtor do Festival Maionese e integrante das bandas My Midi Valentine, SheAre e Capona.

A Oficina de Produção de Musica virtual, ministrada por Marcos Cajueiro, irá apresentar os conceitos básicos de operação do software Fruity Loops, voltado à produção musical em estúdio. O Fruity Loops é um simulador de estúdio completo, com diversos módulos que cobrem diversas funções do trabalho em estúdio, incluindo, sintetizadores, samplers, sequenciadores, consoles e efeitos.

Na oficina os alunos irão aprender de maneira prática como utilizar instrumentos virtuais, técnicas de mixagem e equalização. O curso é dirigido para o público em geral e terá a duração de 2 horas.

Infos:

Apresentação em datashow do funcionamento dos programas;
Material para anotação pessoal;
Não há pré-requisito, qualquer interessado no assunto pode participar;
De 5 a 20 participantes.



17/11

Criação, gestão e distribuição em um selo independente


Caíque Guimarães – Gestor do selo Popfuzz Records, gestor da distribuição/banquinha do Coletivo Popfuzz, produtor do Festival Maionese, membro das bandas Dad Fucked and The Mad Skunks, Baztian e Bad Rec Project.

Com o fim das majors e o surgimento da internet a cena independente se fortalece, sendo assim, os selos possuem um papel relevante na disseminação de música e outros produtos culturais. Localmente um selo pode mobilizar e sistematizar artistas, reunindo-os em um catálogo com identidade e visibilidade coletiva. A nível nacional, os selos podem interagir em rede potencializando a distribuição. Vale ressaltar que um selo consegue ter uma relação mais próxima com seus artistas devido a busca da identidade coletiva.
O curso visa incentivar a formação de gestores de selos, incluindo elaboração e manutenção de um catálogo e distribuição de seus produtos. O curso é pautado em troca de experiências e construção coletiva.
Objetivos:

1- Compartilhar experiências sobre a criação e gestão do selo Popfuzz Records;

2- Discutir outros exemplos com a ajuda dos participantes;

3- Incentivar a criação de selos.

Infos:

Apresentação de slides e planilhas;
Material para anotação pessoal;
Não há pré-requisito, qualquer interessado no assunto pode participar;
De 5 a 20 participantes.

18/11

Guitarra do Blues ao Rock



Wagner Sampaio – Guitarrista da Banda Eek

O Blues é um dos estilos musicais mais influentes da música conterporânea. E foi o Blues quem influenciou diretamente o Rock, um dos mais populares gêneros musicais da atualidade. Atualmente, não se percebe tão claramente a influência do Blues no Rock, principalmente porque surgiram várias “subdivisões” do Rock (como punk, heavy metal, pop rock). Mas não há como negar que o Rock vem do Blues.

A oficina, “Guitarra do Blues ao Rock”, tem como objetivo passar para os músicos, especialmente para os guitarristas, como o Blues chegou ao Rock e como foi feito esse caminho, através de tecnicas e demonstrações de maneira prática.


Infos:

Apresentação prática de tecnicas;
Material para anotação pessoal;
É preferível que os participantes dessa oficina tenham conhecimento básico do instrumento;
De 5 a 20 participantes.

Oficina de Percussão



Coletivo AfroCaeté é um grupo de amigos de diversas idades e profissões, amantes da cultura alagoana que tem como objetivo principal a valorização, reprodução e difusão das riquezas musicais de nosso estado, articular em conjuntos com os demais setores artísticos e sociais ações e estratégias que exaltem o sentimento de pertencimento de nossos conterrâneos, voltando o olhar para nossas referências.

A oficina tem como objetivo a valorização e reprodução dos ritmos alagoanos e nosso patrimônio cultural, empunhando gonguês, alfaias, agogôs, xequerês e caixas de guerra, pois em tempos de luta soldados se convertem em oficiais.

Infos:

Apresentação prática de tecnicas;
Material para anotação pessoal;
É preferível que os participantes dessa oficina tenham conhecimento básico do instrumento;
De 5 a 20 participantes.

Publicado por: Ponto de Cultura Corredor da Cultura em 13.11.2011 às 22h00
Tags: isemanadamúsicaemarapiraca
Canais: Evento

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo