Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » PROJETO OMO YLÚ - O ENCONTRO DOS FILHOS DO TAMBOR

Jornal iTEIA

03.03.2013 - 22h50

PROJETO OMO YLÚ - O ENCONTRO DOS FILHOS DO TAMBOR

Relatório 1ª etapa

Ponto de Cultura ACAI

ampliar Projeto Omo Ylú
Os Filhos do Tambor

Prezad@s Parceir@s do Programa Cultura Viva!!!!

Saudações Nordestinas

O Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense, Projeto Cultura em ação, Convênio 022/2008 Secult-BA está recebendo dois Artistas contemplados com a Bolsa Interações Estéticas –Residências artísticas em Pontos de Cultura 2012.

Sara Uchoa - Projeto Ifá Ayá

Mestre Lumumba (Benedito Luiz Amauro) - Projeto Omo Ylú - O encontro dos filhos do tambor.

Esse relatório parcial diz respeito ao Projeto Omo Ylú,

A equipe do Projeto Omo Ylú tem mantido contato constante com essa coordenação realizando a pré produção das oficinas e das atividades previstas. A primeira reunião com a Diretoria da Associação do Culto Afro Itabunense/ACAI, Coordenação do Ponto de Cultura, Lideranças e membros de grupos tradicionais aconteceu no dia 19/02/2013, às 19h00min, na sede do Ponto de Cultura, no espaço do Barracão do Ilè Asé Oyá Funké. A atividade teve o objetivo de promover o nivelamento de informações e estabelecer a comunicação entre os diferentes agentes envolvidos no Projeto.

O Projeto Omo Ylú - O Reencontro dos filhos do tambor, Foi muito esperado por nossa comunidade, por promover o resgate de uma tecnologia social que os Terreiros e grupos culturais de Matriz africana da região Grapiúna não mais detinham, não só a fabricação de atabaques escavados em madeira, mas também a fabricação de atabaques em cabaças e em bambús, o conserto, a manutenção, o encordamento e encoramento tradicional dos nossos Atabaques e instrumentos de percussão.

O Projeto Omo Ylú realizou nesta primeira etapa oficinas de Arte Educação em Restauração de atabaques, para 06 Mestres de percussão tradicional dos Terreiros (Alabès, Huntós e Xicaringomas), e Tocadores de atabaque (percussionistas) de grupos de cultura afro brasileira da Cidade de Itabuna.

Não estava prevista essa formação inicialmente, ela foi apresentada como demanda pelas Comunidades de Terreiro que não encontram mais profissionais para realizar o conserto dos seus instrumentos, pois não existem mais mestres do ofício na Região Grapiúna. Mestre Lumumba e Equipe, sensíveis a solicitação das comunidades iniciou na tarde de sua chegada a Itabuna (19/02/2013) a formação em restauração. Ao final dessa etapa os alunos do Mestre replicam a oficina restaurando Ylús das outras comunidades e ensinando as técnicas apreendidas. Até o momento, 12 instrumentos foram restaurados e integram a oficina de percussão do Ponto de Cultura e dos grupos culturais tradicionais. 06 alunos são multiplicadores do Projeto.

Participaram dessa etapa os Terreiros:
Ilè Asé Oyá Funké
Ilè Axé Ijexá Orixá Olufòn
Ilè Asé Iyá Omin
Ilè Asé Ijobá Ty Osumarè Yewá

E os Grupos:
Grupo de Capoeira Humaitá
Cineclube Mocamba

A próxima oficina acontecerá no dia 09 de março de 2013, às 15:00, na sede do PONTO DE CULTURA ACAI, situado a Rua Inglaterra, 497. complemento Barracão. Bairro São Judas Tadeu. Itabuna-BA CEP: 45605 125

Acesse e acompanhe o Grupo Virtual do Projeto no FACEBOOK : OMO YLÚ

http://www.facebook.com/groups/122478297934817/

Acesse o Blog do Ponto de Cultura: http://acaiba.blogspot.com

Segundo o cronograma discutido coletivamente com os vários grupos e núcleos envolvidos no Projeto, Mestre Lumumba e Equipe retornam a Região em março e inciam as atividades da capacitação nos núcleos que foram visitados durante a 1ª etapa, a saber:

Inicio dia 19/3 Quilombo D‘Oiti - Itacarè
dia 23/3 Aldeia Pataxo - Arataca
dia 25/3 Assentamento Terra Vista - Arataca
dia 4/4 Ponto.de Cultura ACAI - Itabuna
dia 13/04 Atividade de encerramento - Ponto de Cultura ACAI - Itabuna

Maiores informações e inscrições:

Lula Dantas
Coordenador Ponto de Cultura/Associação do Culto Afro Itabunense

73 3612 0175
9111 7096

Este conteúdo tem 1 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

  1. Adilson Santos comentou:
    em 12.07.2015 às 19:34

    É de fundamental importância,a preservação da nossa cultura e suas raízes.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo