Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » PARTICIPANTES DA OCA DIGITAL FAZEM COBERTURA DO PRIMEIRO DIA DO SEMINÁRIO CABOCLO ÍNDIO MARCELINO

Jornal iTEIA

27.09.2012 - 22h21

PARTICIPANTES DA OCA DIGITAL FAZEM COBERTURA DO PRIMEIRO DIA DO SEMINÁRIO CABOCLO ÍNDIO MARCELINO

Produção colaborativa Oca Digital

ampliar Oca Digital

A OCA DIGITAL esteve presente no IV Seminário Internacional de História e Cultura Indígena: Índio Caboclo Marcelino com a ideia de fazer a cobertura colaborativa. No primeiro dia de evento, a Oca chegou até a Comunidade do Santana na Aldeia Tamandaré e realizou a transmissão ao vivo via rádio pela Rádio Oca, além de fazer fotos, vídeos e reportagem.

A cobertura do Seminário está sendo realizado por indígenas que participaram de laboratórios de apropriação de Artes e Tecnologias promovido pela OCA DIGITAL, realizado pela Thydêwá e Cardim Projetos e Soluções Integradas, com o Patrocínio da Telefonica e Vivo. “Para nós, a tecnologia é um instrumento para divulgarmos o nosso cotidiano e a nossa vida. Costumamos dizer que é nosso arco digital”, conta Jaborandy, coordenador da cobertura.

O primeiro dia foi marcado pelas diversas experiências de lutas, vividas pelas Lideranças indígenas presentes, com a participação de Anciões, Caciques e membros das 23 comunidades da Terra Tupinambá de Olivença.

Mesmo com todos os empecilhos e ventos forçados contra a sua comunidade, o cacique Acauã garantiu o acontecimento do 1º dia do Seminário na Aldeia Tamandaré onde reside junto com todos os parentes que somaram forças para que fosse realizado, também fortalecendo a importância do Seminário que relembra e leva a vida do “Caboclo Indio Marcelino”.

Em entrevista para nós representantes da Oca Digital (ocadigital.art.br), o Cacique Acauã revelou que o Seminário vem fortalecer a União do Povo visando a Demarcação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, que hoje tramita no STF/Ministerio da Justiça, e é a prioridade do Povo. O cacique Acauã finaliza dizendo “posso não alcançar a Demarcação do nosso Território, mas viro adubo para todas as Gerações que por aqui vai passar”.

Os indígenas da OCA gravaram o áudio das palestras e também fizeram entrevistas com Anciões e Lideranças presentes, que estarão disponíveis no canal virtual da Oca Digital (ocadigital.art.br). Amanhã, a Rádio OCA continuará a sua cobertura, entrevistando os visitantes, parceiros “não indios”, que vêm somar em nossa luta.

As matérias estão sendo publicadas nos canais virtuais da OCA DIGITAL (ocadigital.art.br), Rede índios Online (indiosonline.net), e dos parceiros da Caros Amigos (carosamigos.com.br) e Agência Jovem (agenciajovem.org).

Awêre!!

Publicado por: Aléxis Góis em 01.10.2012 às 11h07
Tags: seminário, tupinambá, oca digital, olivença
Canais: IndiosOnLine, OcaDigital

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo