Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » III Mostra Municipal de Turismo Sustentável (PE)

Jornal iTEIA

21.10.2011 - 12h49

III Mostra Municipal de Turismo Sustentável (PE)

Diversidade cultural, economia solidária, criatividade e participação.

André Soares

Seminários, palestras, oficinas, feiras e apresentações culturais irão fazer parte da Terceira Mostra Municipal de Turismo Sustentável, que acontece entre os dias 26 e 29 de outubro, na cidade de Olinda, contando com representantes da cadeia produtiva turística local, nacional e internacional, debatendo e refletindo acerca do modelo de turismo de base comunitária proposto pela Rede de Turismo Sustentável de Olinda (RTSO), constituída no âmbito do projeto “Turismo da Gente”, idealizado pelo ICEI (Instituto Cooperação Econômica Internacional).

A abertura oficial do evento acontece no dia 26, no Mercado da Ribeira, com o lançamento do Mapa de Turismo Sustentável e do portal web “Turismo da Gente”, onde os turistas e interessados nesse segmento poderão encontrar informações sobre as diversas manifestações da cultura local, sejam elas nos formato artístico-culturais, empreendimentos comunitários e/ou serviços turísticos. O primeiro dia de atividades será encerrado por diversos artistas da rede, apresentando a dança do frevo, capoeira, maracatu e coco, estilos representativos da cultura local.

No dia 27, “Turismo, patrimônio e desenvolvimento sustentável em 2011” será o tema abordado por Alfredo Somoza, presidente do ICEI; Aneide Santana, do Arquivo Público de Olinda e Marcel Levi, Fundação Getúlio Vargas. Rodas de diálogos também serão abertas debatendo sobre as “Experiências e boas práticas de turismo sustentável”, composta por membros da Rede de Turismos Sustentável de Olinda e Buenos Aires, Associação Italiana de Turismo Responsável, Associação Europeia para o Turismo Responsável e Hospitalidade (EARTH), Central de Turismo Comunitário do Amazonas e Rede de Turismo Criativo (Pontão de Cultura ITEIA).

Direitos Humanos – Exploração sexual e trabalho infantil no turismo farão parte do seminário apresentado pela ONG Childhood e Coletivo Mulher Vida. O turismo como meio de inclusão social também fará parte dos debates, onde representantes do trade turístico e Associação dos Condutores Nativos de Olinda irão expor suas experiências.

Ainda no segundo dia de programação, as oficinas de confecção de livros com materiais reciclados (scrapbook), pintura contemporânea, capoeira e de gastronomia de terreiros serão ministradas pelos próprios protagonistas da cultura local aos alunos da Oficina Água Viva e das escolas da rede pública de ensino. Além disso, feiras de economia solidária e de gastronomia de terreiros estarão abertas a visitação na Praça Laura Nigro.

A valorização da cultura popular, turismo sustentável e economia solidária serão os principais assuntos do dia 28, onde Fabiano Santos (Afoxé Alafin Oyó), Fábio Lima (Representante regional NE do MINC), Adrianna Figueiredo (FUNDARPE) e o professor Antenor Vieira de Melo irão compor a mesa.

Trinta anos – Adiantando o debate sobre a celebração de três décadas da declaração de Patrimônio Histórico da Humanidade que será comemorado pela cidade em 2012, a diversidade cultural e identidade popular também serão pautas acrescidas ao tema e discutidas por Márcia Souto (SEPAC), Maria Nazaré Reis (FUNDARPE), Fábio Cavalcanti (IPHAN), Bernardo José (Maracatu Nação PE) e Diego Di Niglio (ICEI). Ainda fará parte desse dia o Encontro Mensal de Economia Solidária.

Apresentações culturais da ATO (Associação de Teatro de Olinda) e exibição de filmes sobre a cultura popular estarão em sessões abertas ao público para serem apreciados ao ar livre, no Anfiteatro do MAC (Museu de Arte Contemporânea).

Finalizando a Mostra, convidados, estudantes de turismo e interessados poderão participar dos roteiros experimentais de turismo de base comunitária que serão realizados nos bairros do Varadouro, Guadalupe, Bonsucesso e Amaro Branco, onde nesse último acontece a festa de encerramento do evento com a intervenção urbana no beco do coco da “Turma do Pneu”, quando fotografias, intervenções urbanas e arte de rua farão uma grande homenagem aos coquistas locais.

Publicado por: João Paulo Seixas em 21.10.2011 às 12h38
Tags: sustentabilidade, jornal iteia, iteia
Canais: Outros

Este conteúdo tem 1 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

  1. Lucinda Frota comentou:
    em 27.10.2011 às 11:27

    Qal o horário dos acontecimentos?

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo