Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » III Fronteira Festival está com inscrições abertas para Mostras Competitivas

Jornal iTEIA

27.10.2016 - 16h10

III Fronteira Festival está com inscrições abertas para Mostras Competitivas

A Terceira edição do Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental acontece em Goiânia de 16 a 25 de março de 2017. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.fronteirafestival.com

Arattu Comunicação

ampliar Fronteira Festival

Ousar pensar, sentir, ver, discutir o real e a experiência no cinema de outras formas. Com outras linguagens e pontos de observação da vida. Privilegiar o filme documentário e experimental como espaços de resistência e invenção, lugares da liberdade no cinema, tradições minoritárias, diversas, plurais.  Privilegiar cinemas realizados em zonas de conflito em todo o mundo. As portas da Fronteira estão abertas. Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental.

A terceira edição do festival chega com algumas novidades. Novas datas e nova estrutura de regulamento para inscrições de filmes (veja aqui: http://www.fronteirafestival.com/pdf/Regulamento-Fronteira-2016-2017-pt.pdf).

O evento, que nas suas primeiras edições aconteceu em Goiânia no mês de agosto e depois seguiu com a Mostra em Trânsito para o noroeste do estado, agora será antecedido pela Mostra em Trânsito realizada na Cidade de Goiás em novembro de 2016 (levando cinema brasileiro para assentamentos agrários, vilas rurais e periferias urbanas), e depois acontecerá em Goiânia no mês de março de 2017, com as tradicionais competitivas internacionais de curtas e longas-metragens, mostras especiais, mostra retrospectivas e ações de formação e reflexão como residência de crítica de cinema, workshops, palestras, conversas e sessões comentadas.

“A ideia é reunir filmes inéditos em Goiás e na maior parte das vezes inéditos no Brasil, oriundos de vários lugares num panorama significativo do cinema contemporâneo mundial e brasileiro. Na primeira edição foram exibidos 122 filmes e na segunda edição 115, com uma média de 3.500 pessoas passando pelas salas de cinema do evento. Esse ano faremos uma edição mais concentrada, exibindo menos filmes mas fazendo reprises de toda a programação e promovendo mais encontros entre realizadores, críticos, programadores internacionais e público”, explica Marcela Borela, uma das idealizadoras do Fronteira e curadora das mostras do festival junto com Henrique Borela e Rafael Parrode.

Inscrições

O processo de submissão de filmes já começou. Até 31 de outubro de 2016, o projeto está captando filmes para as Mostras Competitivas Internacionais (de Curtas-metragens e de Longas-metragens de todo o mundo), que acontecem em Goiânia. As inscrições deverão ser feitas pelo endereço fronteirafestival.com por meio de formulário específico. 

As obras inscritas deverão ter sido realizadas a partir de janeiro de 2016 e cada realizador poderá inscrever quantos filmes desejar, desde que estejam de acordo com o regulamento do festival.

Premiações

Para as Mostras Competitivas internacionais será concedido o Troféu Fronteira para as seguintes categorias: Longa-metragem • Melhor Filme- Júri Oficial. • Prêmio Especial do Júri - Júri Oficial. • Melhor Filme - Júri Popular. Curta-metragem • Melhor Filme- Júri Oficial. • Prêmio Especial do Júri - Júri Oficial. • Melhor Filme - Júri Popular. Menções honrosas ficarão a critério dos júris de premiação. Não haverá premiação em dinheiro ou bens para os filmes premiados.

Edições Anteriores

As edições anteriores do Fronteira, realizadas em 2014 e 2015, reuniram durante 10 dias experiências estéticas diversas em espaços tradicionais de resistência cultural em Goiânia e no interior de Goiás. A programação já exibiu filmes de alguns dos mais importantes realizadores de documentário e experimental do mundo como Harum Farocki, Andrea Tonacci, Abigail Child, Laura Mulvey, Ken Jacobs, Petter Hutton, Phil Solomon, Raul Perrone, Clarisse Hahn, Khavn de La Cruz, Bruce Baillie, Stan Brakhage, Paul Sharits, Nathaniel Dorsky, Rogerio Sganzerla, Helena Ignez, Sylvain George, Adirley Queiroz, Jacques Perconte e Jean-Claude Rousseau.

O III FRONTEIRA  é realizado pela Barroca Produções Artísticas e Cinematográficas. Tem direção artística de Marcela Borela, Henrique Borela e Rafael Parrode e produção executiva de Camilla Margarida. Viabilizado por meio do Fundo Estadual de Cultura de Goiás, do Programa Goyazes - Lei de Incentivo à Cultura de Goiás,  da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia e do Proext MEC/Sisu, possui também apoio da Universidade Federal de Goiás e do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Cidade de Goiás.

Serviço:

Abertura das inscrições para o III Fronteira
Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental

- Mostra Competitiva Internacional de Longas-metragens (até 31 de outubro /2016)
- Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens  (até 31 de outubro /2016)

Publicado por: Alessandra de Almeida Alves Gomes em 27.10.2016 às 16h09
Tags:
Canais: Cinema

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo