Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » Grito Cultural 2014 Hortolândia-SP

Jornal iTEIA

08.05.2014 - 10h27

Grito Cultural 2014 Hortolândia-SP

Mulheres Negras na História

Luciano Medina

ampliar Ponto de Cultura Caminhos

O Ponto de Cultura Caminhos de Hortolândia realiza no próximo dia 25 de maio o Grito Cultural 2014 com várias atrações culturais. O tema escolhido para celebrar o evento esse ano são AS MULHERES NEGRAS NA HISTÓRIA. O evento será realizado na sede da entidade que fica na Rua João Alves nº288 no Jardim Adelaide com previsão para começar às 11h da manhã com vendas antecipadas dos convites para tradicional feijoada.


Os destaques do Grito Cultural são o show da cantora carioca Leci Brandão e o desfile e eleição da Miss Beleza Negra 2014. Durante o dia todo o público vai poder assistir a apresentação das atrações culturais como o Grupo OJÚ OBÁ, a banda ORUN EPAN ODARÁ e o AFOXÉ OYA OBIRIN ODÉ, ambos do município de Hortolândia. O JONGO DITO RIBEIRO, o AFOXÉ IBAÔ e o SAMBA DE IAIÁ de Campinas também compõem os destaques da grade de programação, seguidos da roda de capoeira do Grupo Cordão de Ouro de Hortolândia, sob a coordenação do Mestre Zenaldo e do convidado para celebração, Mestre Zumbi.


O Grito Cultural  


Anualmente o Ponto de Cultura Caminhos de Hortolândia realiza o Grito Cultural, e em todos os anos a equipe do Ponto elege um tema referencial para a realização do evento. O tema escolhido para esse ano são AS MULHERES NEGRAS NA HISTÓRIA, que orienta as apresentações culturais durante o evento.


Através da proposta do tema serão apresentadas ao público diversas formas de linguagens e narrativas que retratará a trajetória da mulher negra ao longo do tempo. Destaque para a presença da cantora Leci Brandão e do desfile das candidatas a Miss Beleza Negra do Grito Cultural 2014.


O evento foi introduzido no calendário oficial das atividades culturais do município de Hortolândia e a cada ano aumenta o número do público participante. No ano passado passaram pela festa, durante as dez horas de atividades, cerca três mil pessoas.


grito VA festa transcende a idéia de um simples evento cultural, idealizado pela Sacerdotisa e coordenadora do Ponto de Cultura Caminhos Doné Eleonora, o Grito, como o próprio substantivo da palavra sugere é um movimento cultural, que tem a proposta de contribuir com o debate sobre questões de relevância para a sociedade como o combate ao racismo e a intolerância religiosa, o respeito a diversidade e a valorização e auto estima do negro e da negra no cotidiano


 A Grife Criolê é uma das ações do ponto e sua responsável, a empreendedora Isabel Cristina Alves utiliza o conceito e os instrumentos da Economia Solidária para produzir a grife, ao mesmo tempo em que difunde os elementos simbólicos da cultura afro-brasileira como os Orixás do candomblé, que compõem parte do todo da polifônica cultura tradicional brasileira.


A exemplo dos anos anteriores, o saldo observado pelos integrantes do Ponto, através do Grito Cultural é a mobilização cada vez maior do público participante que, direta e indiretamente se identificam com as mensagens manifestadas por meio das diferentes linguagens apresentadas ao longo de todo o evento, cumprindo dessa forma, o principal objetivo, a informação.


Informação pelos telefones:


(19) 3845 4767/99439 4422/ 99458 9256


Eleonora, Suzana e Rodrigo


www.pontodeculturacaminhos.blogspot.com.br

Publicado por: Luciano Medina em 08.05.2014 às 10h20
Tags: pontos de cultura
Canais: Evento, ComunicaDiversidade

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo