Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » CARAVANA NACIONAL DOS PONTOS DE CULTURA RUMO À BRASÍLIA

Jornal iTEIA

21.05.2011 - 21h28

CARAVANA NACIONAL DOS PONTOS DE CULTURA RUMO À BRASÍLIA

MOBILIZAÇÃO PELA LEI CULTURA VIVA

COMISSÃO NACIONAL DOS PONTOS DE CULTURA

ampliar CNPdC
CARAVANA RUMO À BRASÍLIA

Caravana Nacional dos Pontos de Cultura rumo à Brasília


Entre os dias 24 e 27 de maio de 2011 centenas de representantes de Pontos de Cultura desembarcam em Brasília para uma jornada de encontros, audiências, mobilização, diálogo e celebração. São artistas, educadores, estudantes, jovens, mestres e griôs, gestores, lideranças religiosas e comunitárias, midialivristas, geeks, brincantes, cidadãos, ponteir@s vindos de todos os cantos e pontos que irão à Brasília em defesa da continuidade e avanço do Programa Cultura Viva.


Os Pontos de Cultura são a expressão mais visível do avanço das políticas culturais do Brasil nos últimos 8 anos, onde as políticas públicas se dedicaram ao reconhecimento e valorização da dimensão da diversidade cultural do povo brasileiro, democratizando o acesso aos bens e produtos culturais mas também – e principalmente – ampliando e democratizando as ferramentas de produção, expressão e comunicação, padrões tecnológicos livres, criação de ambientes reais e virtuais de articulação em rede, promovendo a autonomia e o protagonismo social através da cultura.


A programação de atividades em Brasília é intensa. No dia 24 de maio, representantes de Pontos de Cultura se reunirão com a Secretária Marta Porto e a equipe da Secretaria de Cidadania Cultural, para um diálogo político sobre a gestão do Programa Cultura Viva. No dia 25 de maio acontece a Marcha Nacional dos Pontos de Cultura, um grande cortejo cultural ao som dos tambores, com a participação de artistas de rua, circenses, brincantes, manifestações da cultura popular, griôs, mestres e centenas de representantes de Pontos de Cultura de todo o país.


O cortejo segue até o Congresso Nacional, onde os manifestantes serão recebidos pela Ministra da Cultura Ana de Hollanda, e por deputados e senadores da Frente Parlamentar de Cultura, em um momento altamente simbólico que reunirá governo, sociedade civil e poder legislativo pela consolidação e avanço do programa Cultura Viva e pelo exercício da gestão compartilhada das políticas culturais.


No dia 26/05, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados promove audiência pública sobre o Projeto de Lei Cultura Viva, que inicia sua tramitação no congresso nacional, para escuta e participação popular na construção desta lei que consolidará o Programa Cultura Viva como política permanente de estado. Nos dias 26 e 27 acontece na UnB a reunião da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.


Esta mobilização tem caráter nacional e está sendo produzida e organizada de maneira autônoma e colaborativa pelo Movimento Nacional dos Pontos de Cultura, Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, e diversos parceiros e apoiadores de todo o país em um exercício democrático de manifestação política e ocupação cultural da cena pública brasileira.


Continuidade e avanço!



Rumo ao Planalto Central

Este conteúdo tem 1 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

  1. Edson Leonardo Pilatti comentou:
    em 27.05.2011 às 10:03

    http://www.facebook.com/?ref=logo#!/event.php?eid=221281784564614

    9 DE JUNHO - CURITIBA - GRANDE MARCHA de 1000 CATADORES E CATADORAS E MARCHA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA DO PARANÁ

    FÓRUM PARANAENSE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

    ?Semana Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil? ? Contaminação de Crianças por Agrotóxicos e Criança no Lixo, Nunca Mais

    Grande concentração Praça Tiradentes - 15hs

    Solenidade com autoridades públicas na Praça Nossa Senhora da Salete com:

    ?Entrega de documento solicitando atendimento às reivindicações e aprovação de projeto de lei proibindo incineração de resíduos sólidos no Estado do Paraná tendo em vista a ratificação pelo Brasil da Convenção de Estocolmo e
    ?Entrega do Projeto de Lei da Economia Solidária ao Governo do Estado do Paraná pelo Fórum Paranaense de Economia Solidária do Paraná.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo