Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » Abertas as inscrições para o curso: Formação Colaborativa para Empreendimentos Criativos

Jornal iTEIA

01.02.2013 - 21h35

Abertas as inscrições para o curso: Formação Colaborativa para Empreendimentos Criativos

Curso de extensão será realizado no período de 18 de fevereiro a 17 de maio na Concha Acústica da UFPE

Pedro Jatobá

ampliar Leo Guedes

O movimento Conch@tiva convida jovens entre 18 a 25 anos com interesse em aprender e atuar na área de audiovisual, comunicação, educação, inclusão digital e/ou cultura popular para se inscreverem no Curso Extensão: Formação Colaborativa para Empreendimentos Criativos, organizado pela Produtora Colabor@tiva.PE em parceria com a pró-reitoria de extensão da UFPE e do Departamento de Comunicação e apoio do Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC Recife) ligado ao Circuito Jovem Marista do Recife.

O curso voltado a pessoas interessadas em economia criativa e cultura digital contempla três eixos temáticos: Audiovisual, Comunicação Digital e Economia Solidária. O curso terá carga horária de 120 horas aula semi presenciais subdividas em dois módulos. O primeiro de cultura digital com 80 horas e o segundo em economia solidária com 40 horas de duração.

O aluno participante poderá optar no primeiro módulo entre seis opções ligadas aos eixos de Audiovisual e Comunicação. O segundo de economia solidária será realizado em duas turmas envolvendo todos os alunos que concluíram a primeira etapa.



A pré inscrição pode ser feita até o dia 16 de fevereiro através do link: http://www.corais.org/colaborativape/node/53307




Módulos do Curso:


Eixo 1: Audiovisual

1.1 Filmagem, Edição e Finalização de Vídeos

1.2 Gravação e Mixagem de Áudios

1.3 Design Gráfico

1.4 Fotografia e Tratamento de Imagens

Eixo 2: Comunicação

2.1 Jornalismo Colaborativo

2.2 Streamming e Rádio Web


Eixo 3: Economia Solidária

Gestão Colaborativa de Empreendimentos Criativos


Os selecionados precisam confirmar a inscrição na sede da Produtora Colabor@tiva.PE ao lado da Concha Acústica da UFPE e pagar a taxa de 40 reais que dá direito a um Live CD incluindo todos os materiais didáticos e softwares abordados no curso. Não serão cobradas mensalidades.


A inscrição também pode ser feita através da Moeda Social concha, iniciativa do movimento Conch@tiva para democratizar o acesso social as ações na Concha Acústica da Universidade. Em moeda social, a matrícula custa 20 ɔ (conchas). Para saber mais sobre a moeda social concha e outros serviços da Colabor@tiva.PE que aceitam esta moeda social acesse http://colaborativa.pe


O curso será realizado de forma semi presencial: com um turno presencial (4 horas) na sede da Colabor@tiva.PE na UFPE e dois encontros virtuais de 2 horas por semana. O primeiro módulo inicia no dia 18 de fevereiro e o último módulo termina no dia 17 de maio. Os certificados com reconhecimento da pró-reitoria de extensão da UFPE e emitidos aos participantes que concluírem os dois módulos do curso com frequência mínima de 75% e participação mínima de 50% das atividades práticas.




Descrição dos Módulos



1.1 Filmagem, Edição e Finalização de Vídeos


Conceitos e técnicas de filmagem, captura, técnicas de cortes, dicas de edição de vídeo e criação de aberturas, legendas, vinhetas e créditos audiovisuais com softwares livres. Dicas para superar algumas limitações e realizar produtos de qualidade.


Softwares utilizados:

Kino, Cinelerra, Kdenlive.


Facilitadores:

Dennis Ramos (CUCA Recife)

Eduardo Lima (CUCA Recife)

Willamy Tenório (Canal Capibaribe)





1.2 Gravação e Mixagem de Áudios


Conceitos teóricos sobre áudio e captação de som. Gravação de áudio com software livre; Mixagem e ajustes em frequências sonoras, aplicando efeitos; edição de áudio multipista; gravando um show ao vivo; dicas para edição e publicação de shows ao vivo na internet.


Softwares utilizados:

Ardour, Audacity, Hydrogen


Facilitador:

Leonardo Guedes (Canal Capibaribe)



1.3 – Design Gráfico


Conceitos sobre design e editoração eletrônica; harmonia entre cores e objetos gráficos; identidades visuais de indivíduos e coletivos; diagramando produtos gráficos; objetos gráficos, camadas e propriedades. Aplicando design em Cartões de visita; panfletos e cartazes; sites de internet; livros e revistas digitais.


Softwares utilizados:

GIMP, Inkscape, Scribus


Facilitadores:

Maria Beatriz Lima (CUCA RECIFE)

Guilherme Lima (CUCA RECIFE)



1.4 - Fotografia e Tratamento de Imagens


Conceitos sobre imagem e fotografia; Fotografia digital; Técnicas de registro fotográfico; Regulando configurações da câmera: velocidade do obturador, abertura do diafragma; balanço de brancos; Dicas para câmeras amadoras e profissionais; Capturando imagens no computador; edição e tratamento de imagens; Filtros e efeitos.


Softwares Utilizados:

gThumb, GIMP


Facilitadora:

Camila Silva (Canal Capibaribe)




2.1 – Jornalismo Colaborativo


Conceitos e histórico da comunicação social; comunicação x mídia; comunicação local e global; massificação cultural; funcionamento de veículos de comunicação comunitários; cobertura de eventos; jornalismo digital; Praticando jornalismo colaborativo;


Softwares utilizados:

LibreOffice; GIMP; Audacity; iTEIA; Nação Cultural


Facilitador:

João Paulo Seixas (Pontão Digital iTEIA)




2.2 – Streamming e Rádio Web


Conceitos sobre transmissão ao vivo pela internet; conceitos de rádio; radiodifusão comunitária; rádio na internet; transmissão de áudio com software livre; organizando um programa de rádio; produção de entrevistas ao vivo; criando blocos de programação na rádio;


Softwares utilizados:

Rivendell, Internet DJ Console (IDJC)


Facilitador:

Daniel Luís (Coco de Umbigada)




3.1 – Gestão Colaborativa de Empreendimentos Criativos


Capitalismo e Concentração de riquezas; Análise de Modelos: Competição X Colaboração; Impactos da Produção em massa e da Produção Artesanal; Globalização e os Gargalos da produção local; Direitos autorais e internet; Economia Solidária; Comércio Justo; Produtora Cultural Colaborativa: Conceitos e Características; Estudos de Caso em Eventos; Estudo de Caso em Coletivos Culturais; Passos para organização de uma Produtora Cultural Colaborativa; Ferramentas de Gestão Colaborativa; Ferramenta de Acervo e divulgação; Ferramenta de Mapeamento de Território; Práticas de Produção Colaborativa; Ação coletiva no Território; Avaliando coletivamente os resultados.


Softwares utilizados:

CORAIS; Nação Cultural; iTEIA; CIRANDAS; ESCAMBO;

Facilitador:

Pedro Jatobá (Pontão Digital iTEIA)




Dúvidas podem ser esclarecidas através do email colabor @ tiva.pe ou no telefone 81 8897-3018

Mais informações: http://colaborativa.pe

Este conteúdo tem 5 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

  1. ELKE VEIRA PRADO comentou:
    em 02.02.2013 às 23:08

    Olá pessoal, boa noite!
    Gostaria de obter maiores destalhes sobre dias e horários que as aulas serão ministradas a distância e presencial. Agradeço.
    Elke Vieira

  2. Welton comentou:
    em 05.02.2013 às 14:40

    Quais são os diias de aulas ?

  3. italo comentou:
    em 05.02.2013 às 19:27

    Gostaria também de saber os dias e horários das aulas presenciais e a distância.
    Grato.

  4. Tarciana Guedes de Souza comentou:
    em 08.02.2013 às 15:46

    Boa tarde, Gostaria de obter mais informações sobre dias e horários que as aulas serão ministradas a distância e presencial, e se acontecera alguma prova de seleção? dez de já agradeço!

  5. Guttenberg Gayão de Senna Junior comentou:
    em 17.02.2013 às 12:34

    Gostaria de saber do resultado se fui selecionado!

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo