Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » 5ª FestiPoa Literária tem pré-estreia dia 31 de março com a presença de escritores e poetas

Jornal iTEIA

29.03.2012 - 12h01

5ª FestiPoa Literária tem pré-estreia dia 31 de março com a presença de escritores e poetas

http://festipoaliteraria.blogspot.com.br/

Dia 31 de março será lançada em Porto Alegre, na Casa de Cultura Mario Quintana, a programação da 5ª edição da FestiPoa Literária. Para as atividades desse dia estão confirmadas as presenças de Sérgio Vaz, Tânia Rösing, Marcelino Freire, Martha Medeiros, Marina Colasanti e Maria Rezende.

Vaz e Freire, além de escritores premiados e prestigiados pelo público e crítica, são idealizadores e coordenadores de grandes ações e eventos de literatura em São Paulo. Os dois escritores estarão ao lado de Tânia Rösing, professora, idealizadora e coordenadora-geral da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo há 30 anos. A FestiPoa Literária, ao reunir esses três gigantes ativistas da literatura brasileira, em um encontro inédito, prestará homenagem a todos os que trabalham para o crescimento da literatura e difusão da leitura no país.
Em um segundo momento deste dia está programado outro encontro muito especial para a FestiPoa: a mesa de leituras de poemas e conversa sobre poesia com as poetas Marina Colasanti e Martha Medeiros. Marina e Martha - escritoras de diferentes gerações, autoras de dezenas de livros de crônicas, ensaios, poesia e ficção, cuja mútua admiração vem de longa data – dividirão com o público a alegria e o prazer que a leitura de poesia é capaz de proporcionar. A mediação será da jovem poeta carioca Maria Rezende.
Fechando a programação do dia, Marcelino Freire lançará o seu mais recente livro de contos, “Amar é crime”, (editora Edith) e serão distribuídos ao público a plaquete “Livro leve livre” (com o conto “Vale das Tílias”, de Ivo Bender) e uma edição especial do jornal “Vaia”, inteiramente dedicada ao evento.

Em 2012, a FestiPoa Literária acontece de 18 a 28 de abril
A 5ª edição do evento tem como homenageado, neste ano, o dramaturgo, tradutor, ficcionista e professor Ivo Bender e será realizada de 18 a 28 de abril. Um dos grandes momentos culturais da cidade, a festa literária reúne no mesmo tempo e local uma programação artística variada e diversidade de escritores – desde autores que acabaram de estrear até nomes consagrados e premiados, nacional e internacionalmente – para debater e refletir sobre a produção literária contemporânea. Entre os mais de cem autores convidados, figuram nesta edição nomes como Antonio Carlos Secchin, Armindo Trevisan, César Aira, Heloísa Buarque de Holanda, Ivan Izquierdo, Joca Reiners Terron, Luis Fernando Veríssimo, Luiz Tatit, Marcelino Freire, Márcia Denser, Marina Colasanti, Mário Prata, Martha Medeiros, Miguel Sanches Neto, Paulo Lins, Paulo Scott, Rafael Coutinho, Regina Zilberman, Santiago, Sérgio Sant’Anna e Sérgio Vaz.
Leituras, lançamentos, oficinas, exposições, debates, shows, espetáculos de teatro, filmes, recitais, performances: tudo realizado para festejar a literatura, com a participação de dezenas de escritores e artistas convidados. As atividades acontecerão em vários pontos da cidade: Palavraria, Casa de Cultura Mario Quintana, Salão de Atos da Ufrgs (Sala II), Goethe Institut, Cinebancários, Sintrajufe-RS, Casa de Teatro, Centro Cenotécnico e Ocidente Bar.
A 5ª edição da Festa Literária de Porto Alegre – FestiPoa Literária, cuja produção e realização é do jornal Vaia, tem o patrocínio da Iesa Veículos, com financiamento do Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Caixa Econômica Federal e Sintrajufe-RS. A FestiPoa, ainda, conta com o apoio cultural da Casa de Cultura Mario Quintana.

Toda a programação tem entrada franca.

Confira a seguir o que está programado para o pré-lançamento do evento.

31 de março/sábado

Pré-estreia da Festipoa Literária 2012 e divulgação da programação:
Local: Casa de Cultura Mario Quintana/Jardim Lutzenberger (5º Andar)
16h – A Plenos Pulmões - Tânia Rösing, Sérgio Vaz e Marcelino Freire
18h – O prazer da poesia - Martha Medeiros e Marina Colasanti. Mediação: Maria Rezende
Lançamento de “Amar é crime”, livro de contos de Marcelino Freire. Lançamento da plaquete “Livro leve livre” (com o conto “Vale das Tílias”, de Ivo Bender) e lançamento do jornal “Vaia” (edição especial)

Acompanhe o site: http://www.festipoaliteraria.com

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo