Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » Festival Culturas Populares - Campo Grande(MS)

Jornal iTEIA

02.12.2009 - 17h02

Festival Culturas Populares - Campo Grande(MS)

Pontão de Cultura Guaicuru

Manifestações das culturas populares têm, cada vez mais, ocupado espaço na agenda da sociedade brasileira a partir da valorização das comunidades tradicionais. A capital sul-mato-grossense abre o espaço de suas praças, feiras e mercados para revelar a face de um Brasil rico em sua regionalidade, costumes e tradições. É o Festival Culturas Populares, promovido pelo Pontão de Cultura Guaicuru, que acontece de 7 à 13 de dezembro. 

Música, poesia, comidas típicas, cinema, dança e teatro, além de oficinas que contemplam desde a tecnologia audiovisual até a sensibilidade daquele que transmite conhecimento através da oralidade. O Festival propõe a reflexão entre a tradição e o novo, o encontro em que os mais jovens são estimulados ao aprendizado e à apreciação do conhecimento dos mais velhos. 

Reúne grupos que contemplam os Pontos de Cultura de várias regiões do país, assim como manifestações típicas de algumas localidades. Campo Grande acolhe a sabedoria Griô, do Pontão de Cultura Ação Griô Nacional; a força dos Tambores do Tocantins; o ritmo pantaneiro do Chalana de Prata; a dança do Siriri Cururu, de Mato Grosso; as saias rodadas do Camalote; a curiosa da Dança da Ema, dos indígenas terenas; o ritmo afro-brasileiro da Banda Mukando Kandongo; a simplicidade e riqueza da viola-de-cocho, de Corumbá; a irreverência e alegria da música nordestina de Beirão; entre outras manifestações. 

A Mostra Teatro no Ponto traz para um mesmo palco a diversidade do olhar do indígena, do negro, do camponês e do homem urbano, sobre o seu universo. A Mostra Audiovisual Culturas Populares apresenta histórias populares sob o olhar de cineastas sul-mato-grossenses e também produções que mostram a realidade dos pontos de cultura espalhados pelo país. 

O Festival Culturas Populares é uma ação do Pontão de Cultura Guaicuru em parceria com o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Fundac, Prefeitura de Campo Grande e Projeto Vivo. Conta com a colaboração da Feira Livre Central, Mercadão Municipal e Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso.

 

Para mais informações pontaodeculturaguaicuru.org.br

Publicado por: Pontão de Cultura Guaicuru em 02.12.2009 às 17h31
Tags:
Canais:

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo