Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Colaboradores » Associação de Difusão Cultural de Atibaia

Colaboradores

Associação de Difusão Cultural de Atibaia

ATIBAIA - SP
Cadastrado em: 20/02/2010

A Associação de Difusão Cultural foi fundada em 1981 com o objetivo de desenvolver ações culturais e artísticas na cidade de Atibaia. A partir de maio de 2006, intensificou suas atividades. Ao se qualificar como Organização Social Cultural no município passou a gerir o Programa Oficinas de Comunidade que atualmente atende 1.162 crianças e adolescentes em 10 bairros da cidade. Criou o Difusão Cineclube, um dos 100 pontos de difusão digital contemplado pelo Edital do Minc. Produz o guia e mapa turístico de difusão cultural.

Realiza em parceria com a PEA – Prefeitura da Estância de Atibaia – o Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual (FAIA), que agora se prepara para sua 5ª edição. Expandiu seu raio de ação com a abertura de uma Unidade em Caatiba; nessa unidade criou o Difusão Cineclube Caatiba-BA, após ter sido contemplado pelo programa Cine Mais Cultura e foi contemplada no Edital Microprojeto do Semiárido Baiano - Caatiba Faz Arte. Ao assumir em 2006 a gestão do Programa Oficinas de Comunidade, iniciou um trabalho de apropriação dos centros comunitários dos bairros de Atibaia e da sua sede no centro, organizando núcleos de convivências e lazer, incentivando e orientando a organização das comunidades e o fortalecimento das associações.

Atualmente esses espaços são usados para aulas de arte e cultura, artesanato, atividades para os idosos, educação para a saúde, reuniões das associações e eventos comunitários. Isso foi possível, pois o Programa Oficinas de Comunidade mantém uma agente comunitária em período de 8 horas diárias em cada um dos Centros Comunitários atendidos pelo projeto. No bairro do Portão, Tanque, Imperial, Itapetinga e Maracanã, dão suporte aos instrutores, cuidam dos alunos, servem a merenda, coordenam todas as atividades desses espaços, zelam pelo espaço e seus equipamentos e participam ativamente das atividades na comunidade.

O Programa é composto por oficinas de artes de várias modalidades e atividades que estimulam a ludicidade e a criatividade buscando conciliar afetividade à cognição, promovendo o acesso às artes em consonância ao desenvolvimento das diretrizes de cultura de paz. As Oficinas de Artes tem como meta contribuir para a diminuição da violência urbana atribuída a delinqüência juvenil condicionada ao meio e às culturas de massas. O Programa atende crianças e adolescentes de 8 a 18 anos e oferece no contra turno escolar oficinas com temas transversais de cultura de paz.

O aspecto social embasado nas diretrizes da cultura de paz tem o intuito de despertar a consciência crítica e cidadã como estratégia de filtro das influências da Rua / TV / Computador na formação das novas gerações do Município de Atibaia de forma territorializada de acordo com as regiões do plano diretor. O Programa Oficinas de Comunidade iniciou em agosto de 2002 como Oficinas de Artes no bairro Imperial em parceria com a Prefeitura da Estância de Atibaia (PEA) e a FUNARTE. Ao longo desse tempo realizamos mais de 30 turmas de oficinas de arte e cultura por ano voltadas para o publico infanto-juvenil.

O programa atende a um Marco Lógico para o monitoramento das ações e avaliação dos resultados. Durante esse trabalho realizamos uma aproximação com as comunidades através de reuniões com os pais, projetos de cinema itinerante e reuniões com as lideranças locais. Com isso detectamos o potencial de desenvolvimento cultural de dois bairros onde atuamos: Portão e Tanque. Por estarem localizados as margens da rodovia Fernão Dias, este projeto visa estimular o desenvolvimento local através da arte e cultura, formando a população local e resgatando a história do bairro de forma a transmitir para outras gerações e para os visitantes que passam pela Fernão Dias.

Com isso propomos a realização de diversas oficinas com o objetivo de desenvolver as Expressões Artísticas, de Formar Grupos Artísticos e de fortalecer o sentimento de pertencimento e de identidade cultural desses bairros a partir do resgate histórico desenvolvendo o patrimônio imaterial da cidade de Atibaia através das características histórico-culturais dos dois bairros.

O aspecto da territorialização é um diferencial nesta proposta, pois o campo de ação do Ponto de Cultura se expande para os locais potencialmente favoráveis e ao mesmo tempo carentes de atividades culturais, o que não ocorre na região central da cidade onde está localizada a sede da Difusão Cultural. Nesta, haverá atividades também, mas todas irão de alguma forma fomentar as que serão realizadas nas comunidades do Portão e do Tanque.

Imagem do colaborador: Associação de Difusão Cultural de Atibaia

Conteúdos aprovados

Lista deAutores vinculados a este colaborador

Lista de Contatos

  • Telefone: 11 8136-0546
  • Telefone: 11 8136-0546
  • Endereço: Rua Adolfo André, 2080, , - ATIBAIA-SP
Entre em contato
Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo