Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Autores » Demaosdadas

Autores

Demaosdadas

SALVADOR - BA
Cadastrado em: 29/01/2019

QUEM SOU Roda (círculo): De mãos dadas
AS DANÇAS CIRCULARES VIERAM ATE MIM, EM 2003. EU DESENVOLVIA UM PROJETO DE BRINQUEDOTECA (2000 A 2003) NUMA ESCOLA DO ESTADO EM CUIABÁ MT- PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAS. ESSE PROJETO SERIA NA REALIDADE UM SONHO QUE SE CONCRETIZOU, NO FECHAMENTO DE UM CICLO DE TRINTA ANOS DE CARREIRA NO MAGISTERIO. NESSES TRES ANOS ULTIMOS, LECIONEI A DISCIPLINA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVAG-MT(UNIVERSIDADE DE VARZEA GRANDE). NA OPORTUNIDADE CONTEXTUALIZEI QUESTOES REFERENTES A LUDICIDADE NO ENSINO PARA O TRABALHO COM PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS; QUE CULMINOU NA MONTAGEM DE UMA BRINQUEDOTECA- LABORATORIALUNIVERSITARIA INCLUSIVA NO I ENEPED-PEDAGOGIA NO SECULO XXI-INCLUSAO E DIVERSIDADE.
NO MOMENTO EM QUE EU PLANEJAVA AS OFICINAS PARA ESSE LABORATORIO, COMENTEI COM O PROFESSOR MIGUEL RAMIREZ, ELE SUGERIU –ME FAZER UMA VIVENCIA - UMA DANÇA CIRCULAR.
EU O QUESTIONEI, O QUE SERIA ISSO? RESPONDEU-ME QUE ERA UMA DANÇA DE MÃOS DADAS... MINHA MENTE VIAJOU...FUI LA NA MINHA INFANCIA! E ME VI DE MÃOS DADAS NAS CIRANDAS, NA RODA NOVAMENTE, NAS NOITES DE LUA E ESTRELAS, UM CEU MAGNIFICO! ENQUANTO CIRANDAVAMOS NOSSOS PAIS SEPARAVA A COLHEITA, OU MESMO NAS NOITES DE FARINHADA. .
JAMAIS PENSAVA EU, QUE UM DIA ESTARIA NUM CIRCULO DE DANÇAS CIRCULARES EM QUE A SIMBOLOGIA DAS RODAS DE DIFERENTES POVOS, DIFERENTES EPOCAS, RESGATA AO TEMPO EM QUE REUNIAM PARA DANÇAR JUNTO, COM UM OBJETIVO COMUM CELEBRAR POR ALGUM ACONTECIMENTO: COLHEITA, CASAMENTO ETC
”NO ESPIRULAR DO TEMPO, A RODA DA DANÇA SE MISTURA À RODA DA VIDA.”
ATUALMENTE VIVENCIADA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇAÕ E CULTURA, SAÚDE INTEGRAL, CELEBRAÇÃO, INTEGRAÇÃO E AUTOCONHECIMENTO. ACREDITANTANDO NA SIMBOLOGIA DAS MÃOS DADAS COMO UNIDADE, CONEXÃO ENTRE PESSOAS, GRUPO ENFIM, “Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será.”
DEPOIS DAQUELA VIVENCIA, NUNCA MAIS FUI A MESMA, FUI FLEXADA PELO CUPIDO DA DANÇA CIRCULAR ... FREQUENTEI AS AULAS REGULARES. NO MESMO ANO FIZ O CURSO DE FLORAL COM RENATA RAMOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO.
EM 2004 MUDEI-ME PARA SALVADOR, EU ESTAVA APOSENTADA, ENTÃO, FIQUEI A IMAGINAR, E “(...) LONGE SE VAI SONHANDO DEMAIS. MAS ONDE SE CHEGA ASSIM? VOU DESCOBRIR. O QUE ME FAZ SENTIR. EU, CAÇADOR DE MIM”... REENCONTREI-ME COM AS DANÇAS, EM 2005! “ NO ESPIRULAR DO TEMPO, A RODA DA DANÇA SE MISTURA À RODA DA VIDA.”
FIZ A PRIMEIRA FORMAÇAO EM 2010 A 2013, EM SALVADOR. DESEJOSA EM VIVENCIAR E APRENDER NOVAS EXPERIENCIAS PARTICIPEI DO PRIMEIRO WORKSHOP COM O GIRAFLOR EM BRASILIA; EU NECESSITAVA DE REPERTORIOS INFANTIS, PORQUE EU ESTAGIAVA NUMA INSTITUIÇÃO DE CRIANÇAS E NÃO TINHA REPERTORIOS PARA ESSE PUBLICO. FOI JUSTAMENTE NESSA EPOCA QUE ME DESPERTOU O INTERESSE EM TRAZE-LAS. DESDE ENTÃO, A ORGANIZAR EVENTOS DE DANÇA: O GIRAFLOR COM O CURSO CIRANDINHA. SANDRA MAZZONI COM CURSO: DANÇAS EM CADEIRAS, AS CIRANDAS DAS FLORES ELA E ANA LUCIA PÓ, A MAIRAY COM AS QUALIDADES DAS CORES DOS CHAKRAS, A DEBORA E SANDRA CABRAL COM O WORKSHOP DANÇANDO A VIDA, A RENATA RAMOS COM O PRESENÇA EM MOVIMENTO E AGORA PARA O ANO DE 2018 A PRIMEIRA FORMAÇÃO - RETIRO EM DANÇAS CIRCULARES.
“ A DANÇA” NOS CONVIDA A VIVER DE UMA FORMA COMPATIVEL COM OS DESEJOS DA ALMA”

Lista de Contatos

  • SALVADOR-BA
Entre em contato
Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo